A Cooperativa de Habitação dos Funcionários Judiciais, C.L.R. é uma sociedade cooperativa que se rege pelos estatutos, regulamentos internos e pela legislação cooperativa aplicável; tem sede na Rua Augusto Gomes, em São Cosme, Gondomar e o seu âmbito territorial abrange o Distrito do Porto. O ramo sector cooperativo em que a Cooperativa de Habitação dos Funcionários Judiciais se integra é o da habitação e construção. A 7 de Janeiro de 1989, os Estatutos apresentados pela Cooperativa, foram aprovados em Assembleia Geral. 

Nesses Estatutos estavam presentes os objectivos da Cooperativa que consistiam na promoção de construção ou aquisição de fogos para habitação dos seus membros e a reparação, conservação, remodelação e administração dos mesmos; em termos de iniciativas de interesse para os cooperadores nos domínios social, cultural, material e de qualidade de vida, a Cooperativa, visava prosseguir com a organização de postos de abastecimento, lavandarias, creches, infantários, salas de estudo, salas de campos de jogos, centros de dia e lares para a terceira idade ou outros serviços locais de promoção sócio-cultural, e ainda, a criação e gestação de zonas verdes.

A Cooperativa tem por finalidade, através de cooperação e entreajuda dos sócios, a satisfação, sem fins lucrativos, das necessidades habitacionais e ainda o fomento da cultura em geral e, em especial, dos princípios e prática do cooperativismo. 

Hoje, estas finalidades continuam e a Cooperativa já conta com cerca de 500 fogos para habitação e cerca de 2000 habitantes.
Tem como sócios fundadores Franklim Alves Teixeira, natural de Cedofeita – Porto, Joaquim Eugénio Nascimento Seixas, natural de Alijó; Sebastião Joaquim Oliveira Monteiro, natural de Bonfim – Porto; José Albertino Novais de Sousa, natural de Cedofeita -Porto; Manuel Armando Antunes Ferreira, natural de S. Pedro – Vila Real; Elvira Alves dos Santos Silva, natural de Aguiar de Sousa – Paredes; Almiro Augusto Guimarães, natural de Mogadouro; Maria de Fâtima Sousa e Silva Magalhães Alves, natural de Paredes; Joaquim Filipe de Araújo Santos Coutinho, natural de Ataíde – Amarante; Fernanda da Conceição Santos Silva, natural de Carvalhais – Mirandela.